A dança é uma atividade que transcende o simples movimento físico.
A dança é uma forma de expressão, uma arte que pode trazer uma série de benefícios para a saúde física e mental.
Neste artigo, vais conhecer os inúmeros benefícios da dança para a saúde, especialmente durante os meses quentes de verão, quando a atividade física ao ar livre sabe melhor. Os meus meses preferidos!
Benefícios Físicos:
A dança é uma excelente forma de exercício, pois envolve uma combinação de movimentos cardiovasculares, flexibilidade, coordenação e força muscular.
É nos meses de verão que nos apetece estar mais em movimento, queremos aproveitar o bom tempo, arranjar atividades para fazer ao ar livre.
O clime é chamativo e está mesmo a chamar para uma atividade na rua.
A dança é uma oportunidade divertida e energizante de te exercitares. Além de queimares calorias e melhorares a tua resistência cardiovascular, a dança também te vai ajuda a melhorar a postura, a coordenação, a mobilidade articular e contribuir para um corpo mais forte e saudável.
Uma vez perguntaram-me se ia ao ginásio, esta foi a minha resposta: Vê aqui
Não é apenas no ginásio que consegues tudo isso para o teu físico. Experimenta dançar e verás o quão completa esta prática é!
Benefícios Mentais e Emocionais:
A prática regular da dança durante o verão pode ter um impacto positivo muito significativo na saúde mental e emocional.
O simples facto de fazeres uma atividade física faz com que libertes endorfinas, que são os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e redução do stress e da ansiedade.
Imagina conseguires colocar a agitação com que levas os teu dia, desde manhã até à noite, com uma simples prática de dança.
Além disso, a dança é uma forma de expressão que te permite libertares as emoções reprimidas e angustias acomuladas. Ao te libertares disso, vais ficar com mais tranquilidade e um maior equilíbrio emocional. Vais permitir-te conhecer-te melhor por dentro e por fora.
Esse é um dos ensinamentos que dou sempre aos meus alunos.
Vê a opinião da Mafalda depois de ter experimentado isso:
Socialização e Interação:
Durante o verão, a dança pode servir como uma forma de socialização e interação com outras pessoas. Seja participando aulas em grupo, indo a festivais de dança ao ar livre ou simplesmente a dançar em parques ou praias, a dança proporciona uma oportunidade única de te conectar com outras pessoas de uma maneira divertida e positiva.
Isso dá muito mais sentido ao meu lema “Ri muito, dança muito, porque quem dança é mais feliz!”
Essa interação social pode ajudar a reduzir a solidão e promover uma sensaçáo de pertença e de comunidade.
Se procuras uma atividade para te manteres ativo neste verão e que ao mesmo tempo te permita conhecer pessoas novas, as sessões de dança ao ar livre são a oportunidade perfeita.
Expressão Criativa:
A dança é uma forma de expressão criativa que permite a qualquer pessoa explorar o corpo e expressarem-se de maneiras únicas e individuais. Cada um tem uma forma particular de se mexer que não tem de se assemelhar à de mais ninguém.
Essa é uma das principais diferenças entre a Dança Criativa, por exemplo, e uma disciplina de dança mais técnica (explico a diferença entre uma e outra neste vídeo abaixo).
Durante o verão, quando os dias são mais longos e mais quentes, ao dançares ao ar livre tens um cenário inspirador para essa expressão artística individual. Seja a dançar ao som de músicas animadas em festivais de verão ou dançar tranquilamente ao pôr do sol na praia ou a tua música favorita num jardim, a dança permite que a qualquer pessoa conectar-se com a natureza e sentir uma grande alegria e satisfação no momento presente.
Inclusão e Diversidade:
Um dos aspectos que mais gosto da dança é a sua capacidade de unir pessoas de diferentes origens, culturas, capacidades, etc.
É uma linguagem universal onde não há barreiras. Na dança todos são bem vindos.
É neste meses de verão que mais pessoas se reúnem ao ar livre para disfrutar do bom tempo. Nas sessões de dança, independentemente da idade, género, raça ou habilidade física, é junto da natureza que todos podem encontrar um lugar na dança e se sentirem parte de algo maior do que eles próprios.
A dança é uma atividade enriquecedora que oferece muitos benefícios para a saúde física, mental e emocional. É quando o sol brilha que nos queremos libertar, sentir-mo-nos à vontade, expressar-nos. É durante este tempo que a dança ao ar livre se torna ainda mais atraente, proporcionando uma oportunidade única de te exercitares e teres contato com os outros de uma maneira divertida e positiva. É uma experiência que pode trazer alegria, vitalidade e bem-estar para todas as pessoas.